segunda-feira, 29 de junho de 2009

Noite do Vinil - Chico Buarque


Noite do Vinil - Chico Buarque

A dor da gente não sai no jornal..." mas poderá ser ouvida na próxima NOITE do VINIL, nesta quarta-feira, dia 24/06/09, após as 22h, na Taberna Don Tutti, em homenagem ao grande artesão da música CHICO BUARQUE, que completou 65 anos.

Olhos que hipnotizam, um jeito tímido que continua encantando uma legião de fãs, dom de compor músicas incríveis e cantá-las de um jeito que, mesmo sem a voz maviosa, encanta. Não é tarefa fácil enumerar as qualidades artísticas e os demais atributos Chico Buarque de Hollanda. É assunto "pra mais de metro". O fato é que, aos 65 anos, que completou no último dia 19/06, Chico continua cantando, escrevendo como nunca e com tudo em cima. E como sou eu quem está elaborando este release, posso dizer: entrou pra história como o idoso mais lindo, mais tudo de bom do país. rsrs!!!

Filho do historiador Sergio Buarque de Hollanda, irmão da cantora Miúcha, Chico Buarque de Hollanda cresceu entre feras da música e da literatura brasileira. Vinicius de Moraes, que mais tarde virou parceiro, Baden Powell e Oscar Castro Neves, amigos dos pais ou da irmã, freqüentavam sua casa desde quando ele era menino. Em meio a esse cenário, em 1964, decidiu se lançar no mundo artístico participando dos festivais de música brasileira que fervilhavam naquela época. Suas primeiras composições, 'Pedro Pedreiro' e 'Sonho de um Carnaval', foram lançadas no ano seguinte, quando gravou seu primeiro compacto. Mas foi em 1966, com o primeiro lugar no Festival de Música da TV Record, que Chico ficou conhecido no Brasil inteiro. Sua música, 'A Banda', interpretada pela cantora Nara Leão, dividiu com 'Disparada', de Geraldo Vandré e Theo de Barros, o prêmio maior do Festival daquele ano.

Chico compôs grandes sucessos, como 'Roda Viva', 'Carolina' e 'Acorda Amor' gravou um de seus discos mais bem sucedidos, 'Construção', de 1971, fez músicas para o cinema, criou os espetáculos teatrais como 'Gota D’água' e 'Ópera do Malandro', foi perseguido pela ditadura militar - época em que precisou se exilar na Europa - se aventurou na literatura e escreveu os romances 'Estorvo', 'Benjamim' e 'Budapeste', que acaba de virar filme. Recentemente lançou 'Leite Derramado', sua quarta obra literária. Pé quente, levou para a Mangueira o título do Carnaval do Rio de Janeiro, em 1998, quando a escola transformou a trajetória de Chico em samba enredo. A dedicação ao último projeto literário, no entanto, fez o artista colocar o lado musical em stand by. Seu último CD, 'Carioca', foi lançado em 2006, após um período de oito anos sem gravar um disco inédito.

OUVINDO CHICO
Embora fosse preciso muitas Noites do Vinil para ouvirmos todas as músicas de Chico Buarque - são aproximadamente 500 canções - vamos "pinçar" aquelas que se mais relevantes nas várias fases da carreira do artista, encontradas em vinil. Teremos Chico cantado por ele próprio e por outros intérpretes.

Esperamos você lá.

Nenhum comentário: