terça-feira, 16 de junho de 2009

Irreverência no Rock Nacional

Irreverência no Rock Nacional
“O rock brasileiro é uma farsa comercial” (João Gordo)
A energia e a irreverência das bandas de rock brasileiras dos anos 80 estará presente na próxima Noite do Vinil, quarta-feira dia 17 de junho. Bandas como Camisa de Vênus, Plebe Rude, Ultraje a Rigor, Leo Jaime, Inimigos do Rei... estarão no acervo de bolachões executados na quarta-feira na Taberna Dom Tutti, a partir das 22h.

Ultraje a rigor
O Ultraje a rigor foi formado no final de 1980, inicialmente como uma banda de covers, principalmente Beatles, rock dos anos 60, punk e new wave. Nós vamos invadir sua praia - Seu primeiro LP, "Nós vamos invadir sua praia", lançado a seguir e puxado inicialmente por "Ciúme", foi um enorme sucesso. Foi o primeiro LP de rock nacional a conseguir discos de ouro e platina. Das 11 músicas do disco, 9 foram amplamente executadas e o Ultraje quebrou recordes de público em diversas casas de shows no Brasil inteiro.

Leo Jaime
Os anos 80 foi a década mais frutífera para o pop/rock brasileiro. Diversos cantores e bandas do gênero conheceram o apogeu do sucesso neste período e boa parte destes ainda continuam na ativa até hoje, influenciando gerações há vinte ou mais - parte do cancioneiro das bandas pop/rock da atualidade passa pela década de 80 e seus clássicos. Um destes nomes mais significativos foi Léo Jaime que, com seu rock colegial, emplacou diversos hits e era um dos mais solicitados nas emissoras de rádio e festinhas juvenis da época. Uma das marcas registradas de suas músicas era o espírito retrô, meio anos 50/60, alternando letras pré-adolescentes como em "A vida não presta" e "As sete vampiras" com assuntos mais sérios, como "só" e "Nada mudou". Outra característica presente nas músicas de Léo era o sarcasmo. "O Pobre" e "Conquistador barato" são exemplos disso.

Nenhum comentário: