sábado, 3 de maio de 2008

LANÇAR VINIS!

LANÇAR VINIS! LANÇAR VINIS! LANÇAR VINIS!

Por: Luizz Ribeiro - músico (Banda Avyadores do Brazil)

Bola na rede para a volta ao centro das atenções da velha e boa e mídia chamada vinil. Durante várias décadas do século passado, ele continha em seus sulcos a mágica da música,além de vir embalado numa capa de papelão cujo tamanho poderia abrigar verdadeiras obras de arte e dar uma visão confortável dos textos ali escritos. A velocidade imprimida pela revolução digital tirou o bolachão preto de campo,saindo sob críticas e desprezo generalizado.

Com a morte anunciada do compact disc (CD),já sendo substituído pela virtualidade,aquele antigo rejeitado volta aos holofotes,ou melhor,aos pratos e agulhas. Grande parte da minha formação musical foi à base de LPs,(e digo sem saudosismo,pois é uma constatação que a música tem seus picos de criatividade), com sua sonoridade quente e ruídos orgânicos,e fui testemunha auditiva de, por exemplo,da revolução Beatle,da Tropicália canibal,da MPB criptográfica dos anos de chumbo,do virtuosismo ostensivo do prog-rock
e do desbocado furacão punk.

Na nossa Kampos dos Goytac-azes Ausentes levantou a bandeira o dublê de fotógrafo e DJ Wellington Cordeiro,que organizou a interessante Noite do Vinil na Taberna Dom Tutti,todas as quartas-feiras,variando os temas cada semana. Black music,Clube da esquina,brega,rock e por aí vai,e a juventude (e os mais maduros) mergulhou de cabeça.

Nem tudo está perdido em Gothan City,principalmente quando pessoas entendem a Cultura como transmissão de tradições para alimentar possíveis re-invenções,a despeito do descaso e má-fé daqueles que recolhem nossos impostos mais os royalties do óleo e promovem a interminável farra do bezerro de ouro.

Publicado no blog: http://paralapahtones.blogspot.com/

Nenhum comentário: