segunda-feira, 30 de março de 2009

Noite do Vinil - Grunge

Você sabe o que significa "grunge"? Já ouviu falar? Não?!
A próxima Noite do Vinil (dia 01/04/09) - e não é mentira!! - será voltada para este estilo musical. O acervo dos vinis será do Ranieri e do Juca . Abaixo um release sobre o estilo musical, seus representantes etc., pra que a gente tenha uma noção do que vamos ouvir na noite do dia 1º de abril, na Taberna Don Tutti, após as 22 horas, como de costume.

"Grunge é o nome dado ao movimento musical de Seattle iniciado no fim dos anos 80, um movimento que se diferenciava do Rock que era tocado na época. Foi preciso dar um nome a essa explosão musical que estava se tornando a nova moda, e Grunge (que quer dizer algo como sujo em inglês) foi a escolha. Um ponto que explica a quantidade de bandas na cidade de Seattle pode estar relacionado ao clima sempre chuvoso, transformando as características da cidade em sombria e tediosa. Muitos garotos não tinham o que fazer a não ser montar uma banda na sua garagem. A banda Cheap Rum de Santa fé, que deu o pontapé inicial, em plenos anos 70. em 78, na tentativa de misturar o country rock, com o rock progressivo, gerava um som novo, que por s inal, mudaria sua geração.
Especula-se que o termo "grunge" em si tenha sido apenas o nome dado pela mídia e adotado pelo público a essa explosão de bandas vindas de Seattle e suas proximidades. Essas bandas pertenciam a um círculo underground e tocavam diversos tipos de rock de maneira alternativa e descompromissada, sem muitos conhecimentos musicais ou estilos fixos. As bandas na verdade não possuem, necessariamente, semelhança musical, cada uma possui influências diferentes e características particulares, como em qualquer movimento, porém, todas enfrentavam a mesma realidade; existem semelhanças nos temas e comportamento destas bandas. Associa-se ao grunge, na mídia principalmente, bandas como Nirvana, Alice in Chains, Soundgarden, Pearl Jam, Mudhoney, Mother Love Bone, Cheap Rum, Temple of the Dog, Screaming Trees, Stone Temple Pilots e outras bandas que pegaram carona nesse movimento como L7 e Hole."

Este texto foi extraído do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grunge

segunda-feira, 23 de março de 2009

Campistas em Vinil


Campistas em Vinil

O município de Campos faz 174 anos no próximo dia 28 de março e o projeto Noite do Vinil fará uma homenagem aos artistas campistas que gravaram Lps ao longo de suas carreiras. O encontro acontece na quarta-feira, dia 25 de março às 22h na Taberna Dom Tutti, rua das palmeiras, 13.
Entre os homenageados estão três importantes sambistas: Roberto Ribeiro - consagrado no mundo do samba como um dos melhores intérpretes de todos os tempos – Aluísio Machado e Delcio Carvalho. Zezé Mota também se fará presente através de um disco. Uma preciosidade será um Lp do cantor romântico Evaldo Braga. Entre os artistas ainda em atividade, a noite mostrará o trabalho de Dom Américo, ou Oswaldão como também é conhecido. Da safra “baiana” teremos a Banda Traz a Massa. No samba ainda teremos a Banda Obra Prima e uma coletânea da rádio 97 Fm. Os representantes do rock serão a Avyadores do Brazyl e a 4º reich.


terça-feira, 17 de março de 2009

Legião Urbana no vinil e nos palcos

Legião Urbana no Vinil
Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou, mas tenho muito tempo; temos todo tempo do mundo. (Legião Urbana)

“É impressionante como o culto a Legião Urbana e em especial a Renato Russo vem atravessando as gerações”. (http://romualdobraga.blogspot.com)

A Noite do Vinil desta semana fará uma homenagem a Legião que ainda hoje é cultuada pelas diversas gerações. Então, não percam: Quarta-feira, dia 12 de novembro às 22h na Taberna Dom Tutti na rua das Palmeiras, 13

Só pra lembrar que no dia seguinte, quinta-feira às 20h haverá a apresentação da peça “Renato Russo” com o ator Bruce Gomlevsky no palco do SESI.

A Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock ativa entre 1982 e 1996. Ao todo, lançaram treze álbuns, somando mais de vinte milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro maior grupo musical, da gravadora EMI-Odeon, em venda de discos por catálogo, no mundo, com média de duzentas mil cópias por mês. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. (wikpedia).

terça-feira, 10 de março de 2009

Retorno do Projeto do Vinil




Disco de Vinil volta a ser tocado nas noites de quarta-feira

A noite em que é proibido se ouvir as novas tecnologias sonoras como CD e MP3 está de volta. Trata-se da Noite do Vinil, um projeto que visa preservar a audição do som mecânico do disco de vinil, conhecido popularmente como LP ou bolachão. A reabertura do projeto acontece hoje, quarta-feira às 22h na Taberna Dom Tutti, que fica na Rua das Palmeiras, 13.
O projeto Noite do Vinil teve início há exatamente um ano por iniciativa do colecionador de discos de vinil, Wellington Cordeiro que procurou um local para dividir com amigos e apreciadores do som nostálgico dos Lps. “Eu já ouvia em casa, mas queria reunir mais pessoas em torno do vinil, como encontrei o local foi só levar meu toca-discos, escolher a trilha sonora e curtir a noite com muita música de qualidade”, afirmou Wellington.
Em um ano de atividades, sempre às quartas-feiras, muitos artistas e gêneros passaram pelo toca-discos oficial. Nelson Gonçalves, Legião Urbana, Maria Bethânia, Chico Buarque e o campista Roberto Ribeiro, entre outros grandes nomes da música nacional e internacional já foram tocados no projeto. As noites são sempre temáticas, já aconteceram especiais de Bossa Nova, Brega, Black, Samba, Rock nacional e internacional e Boemia.
As coleções particulares também ganharam espaço, muitos colecionadores surgiram para democratizar seus acervos. Como Márcio Aquino com uma noite dedicada aos artistas malditos (Sérgio Sampaio e Jorge Mautner, por exemplo), Romualdo Braga com o rock nacional dos anos 80, Marcelo Pirica com o rock internacional e Gustavo Sofiatt com Rock progressivo, como também o Fã Clube de Roberto Carlos com a obra do rei. “Não imaginava a quantidade de colecionadores que existiam em Campos, depois que iniciei o projeto, passei a ter contato com diversas pessoas que , assim como eu, curtem manter o acervo de discos” comentou Wellington.
Em 2009 o projeto manterá o formato do ano passado, acontecendo sempre às quartas-feiras a partir das 22h. Assim como o repertório que continuará sendo escolhido para atender a demanda, sendo dedicada aos artistas e aos gêneros musicais. Este ano o projeto vai contemplar as datas comemorativas, como datas de nascimento de artistas ou até mesmo aniversário de morte.
O repertório de hoje a noite ficará por conta do rei da música, Roberto Carlos. A sugestão foi feita pelo seu fã-clube em Campos que tem na presidência Beto Siqueira, que mantém um grande acervo de discos. Essa é a segunda participação do fã-clube de Roberto Carlos na Noite do Vinil. No ano passado, a edição comemorativa do rei foi muito prestigiada. Clássicos como Detalhes, Outra Vez, Como é grande o meu amor por você, Emoções, Como vai você, Cavalgada, O Portão, As Curvas da estrada de Santos, Além do Horizonte e Jesus Cristo puderam ser ouvidas e certamente serão tocadas na noite de hoje.
Para as próximas edições estão sendo estudadas opções como o Grunge que é uma "ramificação" de hardcore punk, heavy metal e rock alternativo do final dos anos 1980 e começo da década de 1990 que possui entre expoentes Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam e Skid Row. A sugestão do grunge partiu de um fã do gênero que foi na última edição e ficou empolgado com o projeto. Há grandes chances de ser contemplado já na próxima semana, dia 18. No dia 25 de março, véspera do aniversário da cidade de Campos vai acontecer uma homenagem aos artistas campistas, como Roberto Ribeiro, Evaldo Braga, Oswaldo Américo, Banda Obra Prima e as bandas de rock, 4º reich e Avyadores do Brazil.
O projeto Noite do Vinil tem angariado cada vez mais vinis para seu acervo. Seja através de aquisições em lojas especializadas em Campos, Rio de Janeiro e São Paulo, ou através de doações particulares de pessoas que não tem mais interesse em guardar seus discos. Garanto que os discos terão uma funcionalidade positiva, sendo preservados e curtidos por pessoas que gostam de uma boa música. “Quem tiver interesse em doar seus discos é só ligar para (22) 99697840 que iremos buscar”, afirmou Wellington,