terça-feira, 10 de março de 2009

Retorno do Projeto do Vinil




Disco de Vinil volta a ser tocado nas noites de quarta-feira

A noite em que é proibido se ouvir as novas tecnologias sonoras como CD e MP3 está de volta. Trata-se da Noite do Vinil, um projeto que visa preservar a audição do som mecânico do disco de vinil, conhecido popularmente como LP ou bolachão. A reabertura do projeto acontece hoje, quarta-feira às 22h na Taberna Dom Tutti, que fica na Rua das Palmeiras, 13.
O projeto Noite do Vinil teve início há exatamente um ano por iniciativa do colecionador de discos de vinil, Wellington Cordeiro que procurou um local para dividir com amigos e apreciadores do som nostálgico dos Lps. “Eu já ouvia em casa, mas queria reunir mais pessoas em torno do vinil, como encontrei o local foi só levar meu toca-discos, escolher a trilha sonora e curtir a noite com muita música de qualidade”, afirmou Wellington.
Em um ano de atividades, sempre às quartas-feiras, muitos artistas e gêneros passaram pelo toca-discos oficial. Nelson Gonçalves, Legião Urbana, Maria Bethânia, Chico Buarque e o campista Roberto Ribeiro, entre outros grandes nomes da música nacional e internacional já foram tocados no projeto. As noites são sempre temáticas, já aconteceram especiais de Bossa Nova, Brega, Black, Samba, Rock nacional e internacional e Boemia.
As coleções particulares também ganharam espaço, muitos colecionadores surgiram para democratizar seus acervos. Como Márcio Aquino com uma noite dedicada aos artistas malditos (Sérgio Sampaio e Jorge Mautner, por exemplo), Romualdo Braga com o rock nacional dos anos 80, Marcelo Pirica com o rock internacional e Gustavo Sofiatt com Rock progressivo, como também o Fã Clube de Roberto Carlos com a obra do rei. “Não imaginava a quantidade de colecionadores que existiam em Campos, depois que iniciei o projeto, passei a ter contato com diversas pessoas que , assim como eu, curtem manter o acervo de discos” comentou Wellington.
Em 2009 o projeto manterá o formato do ano passado, acontecendo sempre às quartas-feiras a partir das 22h. Assim como o repertório que continuará sendo escolhido para atender a demanda, sendo dedicada aos artistas e aos gêneros musicais. Este ano o projeto vai contemplar as datas comemorativas, como datas de nascimento de artistas ou até mesmo aniversário de morte.
O repertório de hoje a noite ficará por conta do rei da música, Roberto Carlos. A sugestão foi feita pelo seu fã-clube em Campos que tem na presidência Beto Siqueira, que mantém um grande acervo de discos. Essa é a segunda participação do fã-clube de Roberto Carlos na Noite do Vinil. No ano passado, a edição comemorativa do rei foi muito prestigiada. Clássicos como Detalhes, Outra Vez, Como é grande o meu amor por você, Emoções, Como vai você, Cavalgada, O Portão, As Curvas da estrada de Santos, Além do Horizonte e Jesus Cristo puderam ser ouvidas e certamente serão tocadas na noite de hoje.
Para as próximas edições estão sendo estudadas opções como o Grunge que é uma "ramificação" de hardcore punk, heavy metal e rock alternativo do final dos anos 1980 e começo da década de 1990 que possui entre expoentes Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam e Skid Row. A sugestão do grunge partiu de um fã do gênero que foi na última edição e ficou empolgado com o projeto. Há grandes chances de ser contemplado já na próxima semana, dia 18. No dia 25 de março, véspera do aniversário da cidade de Campos vai acontecer uma homenagem aos artistas campistas, como Roberto Ribeiro, Evaldo Braga, Oswaldo Américo, Banda Obra Prima e as bandas de rock, 4º reich e Avyadores do Brazil.
O projeto Noite do Vinil tem angariado cada vez mais vinis para seu acervo. Seja através de aquisições em lojas especializadas em Campos, Rio de Janeiro e São Paulo, ou através de doações particulares de pessoas que não tem mais interesse em guardar seus discos. Garanto que os discos terão uma funcionalidade positiva, sendo preservados e curtidos por pessoas que gostam de uma boa música. “Quem tiver interesse em doar seus discos é só ligar para (22) 99697840 que iremos buscar”, afirmou Wellington,

2 comentários:

Narla disse...

Ola, estou me desfazendo de alguns discos de vinil, gostaria de saber se vc tem interesse.
Obrigada
Narla

Narla disse...

PET SHOP BOYS - BEHAVIOUR
ORQUESTRA ROMANTICOS DE CUBA VOL2
BLITZ - RADIOATIVIDADEBRASIL NA COPA DO MUNDO - VI COPA DO MUNDO
DEGRADEE - EGITO BAHIA - 02
BALAIO DE GATO
CAPOEIRA DE ANGOLA MESTRE NATANAEL
NAGIB
DJALMA OLIVEIRA- LUME
25 ANOS DE MAMBO - TROPICAL BRAZILIAN BAND
40 TANGOS CON AMOR - MARACAIBO ENSEMBLE
DJAVAN - LILAS
CLAUDIO ZOLI DISCO PROMOCIONAL
TARANCÓN - TERRA CANABIS
WALDIR CALMON - RITMOS DO CARIBE
A COR DO SOM - MUDANÇA DE ESTAÇÃO
BILIU DE CAMPINA - FORRO UM ANO INTEIRO
MAMBOS - WALDIR CALMON E SUA ORQUESTRA
O AMOR É NOSSO
HIT PARADE 3
SAMBAS DE ENREDO CARNAVAL 90
MODERN TROPICAL EXPLOSION - MODERN LATIN ORCHESTRA
PEPEU GOMES - UM RAIO LASER