segunda-feira, 30 de março de 2009

Noite do Vinil - Grunge

Você sabe o que significa "grunge"? Já ouviu falar? Não?!
A próxima Noite do Vinil (dia 01/04/09) - e não é mentira!! - será voltada para este estilo musical. O acervo dos vinis será do Ranieri e do Juca . Abaixo um release sobre o estilo musical, seus representantes etc., pra que a gente tenha uma noção do que vamos ouvir na noite do dia 1º de abril, na Taberna Don Tutti, após as 22 horas, como de costume.

"Grunge é o nome dado ao movimento musical de Seattle iniciado no fim dos anos 80, um movimento que se diferenciava do Rock que era tocado na época. Foi preciso dar um nome a essa explosão musical que estava se tornando a nova moda, e Grunge (que quer dizer algo como sujo em inglês) foi a escolha. Um ponto que explica a quantidade de bandas na cidade de Seattle pode estar relacionado ao clima sempre chuvoso, transformando as características da cidade em sombria e tediosa. Muitos garotos não tinham o que fazer a não ser montar uma banda na sua garagem. A banda Cheap Rum de Santa fé, que deu o pontapé inicial, em plenos anos 70. em 78, na tentativa de misturar o country rock, com o rock progressivo, gerava um som novo, que por s inal, mudaria sua geração.
Especula-se que o termo "grunge" em si tenha sido apenas o nome dado pela mídia e adotado pelo público a essa explosão de bandas vindas de Seattle e suas proximidades. Essas bandas pertenciam a um círculo underground e tocavam diversos tipos de rock de maneira alternativa e descompromissada, sem muitos conhecimentos musicais ou estilos fixos. As bandas na verdade não possuem, necessariamente, semelhança musical, cada uma possui influências diferentes e características particulares, como em qualquer movimento, porém, todas enfrentavam a mesma realidade; existem semelhanças nos temas e comportamento destas bandas. Associa-se ao grunge, na mídia principalmente, bandas como Nirvana, Alice in Chains, Soundgarden, Pearl Jam, Mudhoney, Mother Love Bone, Cheap Rum, Temple of the Dog, Screaming Trees, Stone Temple Pilots e outras bandas que pegaram carona nesse movimento como L7 e Hole."

Este texto foi extraído do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grunge

Nenhum comentário: