sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Noite do Vinil é Kizomba



Na próxima 4ª feira a Noite do Vinil é Kizomba

A Noite do Vinil desta próxima quarta-feira, 19/11 - véspera do feriado do Dia Nacional da Consciência Negra - é Kizomba, em homenagem aos negros que tanto contribuíram para a cultura do Brasil.

Os negros foram trazidos da África por volta de 1530. Durante mais de 350 anos, a maior parte do trabalho no Brasil foi realizada por essa mão-de-obra escrava. Além de sustentar a economia, eles ajudaram a enriquecer a nossa cultura. Hoje os afro-brasileiros representam quase metade da população e sua influência está presente na dança, na língua, na culinária, no folclore e na música.
Com tantas contribuições para a cultura do país, os negros passaram a valorizar mais a sua identidade. Para preservar essa história tão importante, há cerca de 30 anos se comemora no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. Nessa data, em 1695, ocorreu a morte de Zumbi, o maior líder dos quilombos de Palmares, que representou a mais forte comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população de mais 30 mil pessoas. Nessas povoações, eles resistiam ao escravismo e lutavam pela liberdade. Palmares durou cerca de 140 anos.
A música negra ou black music - também conhecida como música afro-brasileira ou música afro-americana - é um termo dado a todo um grupo de gêneros musicais que emergiram ou foram influenciados pela cultura de descendentes africanos. As músicas tribais africanas foram trazidas pelos escravos para os países americanos, onde se mesclaram com outros ritmos europeus, formando novos gêneros musicais, como: Axé Music, Carimbó, Funk, Maracatu, Samba, Rap, Reggae, Funk, Jazz, Soul, Rock and Roll e outros

E é um pouco disso tudo que ouviremos nesta Noite do Vinil na Taberna Don Tutti, á partir das 22h, com os meus, os seus, os nossos vinis.
Nos encontramos lá!

Nenhum comentário: