terça-feira, 6 de outubro de 2009

Noite do Vinil 13 anos sem Renato Russo

Renato Russo: Especial de aniversário - 13 anos sem o ídolo do Rock

A Noite do Vinil desta semana, na quarta-feira dia 7 de outubro, antecipa as homenagens ao grande ídolo do rock nacional, Renato Russo, líder da Banda Legião Urbana, que no dia 11 de outubro completa 13 anos de morte.
Quarta-Feira, 7 de outubro às 22h
Local: Taberna Dom Tutti
Rua das palmeiras, 13 – Turf Clube

Renato Russo
Renato Manfredini Jr. (o "Russo" de seu nome artístico é em homenagem ao pensador francês Jean-Jacques Rousseau, ao pintor Henri Rousseau e ao filósofo Bertrand Russel) nasceu no dia 27 de março de 1960. Na clínica Santa Lúcia, Humaitá, Rio de Janeiro, não muito longe da Lagoa Rodrigo de Freitas, e de seu apartamento na rua Nascimento da Silva, onde ele viveu seus últimos momentos de vida.

Uma criança normal, que "aproveitava os dias de chuva", como ele mesmo dizia. Adorava livros e filmes. Leu muito quando morou nos EUA no período de 1967 a 69, quando retornou ao Brasil, Ilha do Governador.

Em 73 a família Manfredini muda-se para Brasília por motivos profissionais (o pai de Renato era funcionário do Banco do Brasil. Aos 15 anos, Renato tem epifisiólise, doença virótica que degenerou a cartilagem que ligava seu fêmur esquerdo à bacia. Vítima de erro médico,
Renato sentia dores terríveis, que o deixou por um ano e seis meses se movimentando de muletas e cadeira de rodas. Ficou melhor depois de fisioterapia no Hospital
Sarah Kubitschek.

Em 79 o jornal inglês Melody Maker publica uma carta de Renato em protesto a morte do baixista do Sex Pistols, Sid Vicious. E já com seus 18 anos de idade, foi convidado a dar as boas vindas ao príncipe Charles que estava em visita ao país.

Renato - músico
Seu sonho sempre foi ter uma banda, juntou-se com Fê Lemos (atual baterista do capital Inicial) e André Petrórius, lançando a banda Aborto Elétrico. Com a morte de André (vítima de overdose) e as divergências de opiniões de Fê e Renato, a banda chega ao fim. Renato chegou a tocar sozinho, mas logo se uniu com Marcelo Bonfá (ex-Metralhas), Eduardo Paraná e Paulo Paulista (ambos deixaram a banda). Ico Ouro-Preto (irmão de Dinho Ouro-Preto), chega a fazer o 1º show da banda, mas acaba desistindo, trocando a música pela fotografia. Por fim, entra Dado Villa-Lobos formado definitivamente o Legião Urbana.

A banda sobreviveu até o fim com os três integrantes. O baixista Renato Rocha chegou a fazer parte da banda em seu auge, mas por indisciplina e "loucura" (segundo Dado), o Negrete deixa o grupo.

Foram diversos CDs lançados, mais de 12 milhões de cópias vendidas. Renato
Russo era carismático, polêmico, inquieto, amigo e chato quando queria ser. Em um show em Natal (RN), em 1992, depois de uma apresentação, o cantor chegou eufórico no hotel, bebeu a noite toda. Os outros integrantes conseguiram dormir e quando acordaram foram a um passeio pela cidade. Ao perceber que estava só, Renato começou a quebrar tudo: "Estão todos se divertindo? Então acabou!", assim ele encerrou a turnê no Brasil.

Um show em Brasília, no Estádio Mané Garrincha, no dia 18 de junho de 1988, teve como resultado de uma baderna 385 pessoas feridas, 60 detidas pela PM e 64 ônibus depredados. Tudo começou quando uma pessoa saltou da platéia para o palco e deu uma chave de pescoço em Renato, que bateu com o microfone na cabeça do rapaz. O público começou arremessar objetos no palco sobre toda a banda.

"Quando vocês vão atingir a maioridade? Eu consegui chegar onde queria. E vocês?", desafiava o cantor.

Homossexual assumido desde os 18 anos (para sua família, o público só soube em 89), Renato tratava sua orientação sexual como um mártir e ao mesmo tempo um tabu. Chegou a ter um filho, Giuliano Manfredini, que desde pequeno vive com a mãe de Renato, Maria do Carmo. Seu relacionamento mais duradouro foi com o americano Robert Scott Hickman. Descobriu que era portador do vírus HIV quando estava internado numa clínica de desintoxicação.

Em junho de 1996, a saúde de Renato não ia bem, sentia muitos dos efeitos colaterais do coquetel AZT. Perdeu 20 quilos e só ficava na cama. Um médico, uma enfermeira e seu pai o acompanhavam. Dado Villa-Lobos foi o último amigo a visitar o cantor. Renato Russo morreu três dias depois da visita de Dado, à 1h15 do dia 11 de outubro de 1996.

Discografia

- Legião Urbana (1984): Primeiro disco da banda, com diversas músicas gravadas por outros cantores: "Será" (Simone), "Por Enquanto" (Cássia Eller), "Baader-Meinhol Blues" (Charlie Brown Jr.), entre outras.

- Dois (1986): Marcado pela briga de Renato Russo com a direção da EMI-Odeon, que não permitia que o disco fosse duplo. Com "Daniel na cova dos leões" e "Quase sem querer", Renato passa sutilmente sua homossexualidade.

- Que País É Esse? (1987): Formado por músicas do grupo Aborto Elétrico. Bonfá acredita que era para dar um tempo e o próximo disco sair melhor. "Faroeste
Caboclo" e "Eu Sei" fazem parte desse disco.

- As Quatro Estações (1989): Disco que Renato assume de vez sua homossexualidade na música "Meninos e Meninas". "Pais e Filhos", faixa deste disco, é considerado o maior sucesso da banda.

- V (1991): Músicas que retratam drogas e a impunidade. "Teatro dos Vampiros" e "Metal contra as nuvens" são desse disco.

- Músicas para acampamento (1992): Com diversos sucessos em versões ao vivo, o álbum duplo veio para suprir a falta de shows. Possui a inédita "A Canção do Senhor da Guerra".

- O Descobrimento do Brasil (1993): A banda tenta ser o mais simples possível, era desejo do grupo que as crianças entendessem suas músicas. "Perfeição" e "Giz"fazem parte do álbum.

- A Tempestade ou O Livro dos Dias
(1996): O CD mais melancólico da banda. Temas como AIDS, suicídio, despedida estão no disco. Último CD de estúdio do Legião Urbana com Russo vivo.

- Em Uma Outra Estação (1997): Um CD póstumo, vêm com músicas que não entraram nos álbuns anteriores. "Clarisse" e "Antes das Seis" são canções desse disco.

- Mtv Ao Vivo - Legião Urbana
(1999): Gravado em 1992, traz músicas do Legião com arranjos diferentes. Conta com a música do grupo Menudos "Hoje a noite não tem luar".

- Como É Que Se Diz Eu Te Amo (2001): Um CD duplo ao vivo sem cortes. Traz uma versão irreverente da música "O Pintinho Amarelinho".

- The Stonewall Celebration Concert (1993): Primeiro disco solo de Renato Russo, que homenageia os 20 anos do massacre contra homossexuais nos EUA.

- Equilíbrio Distante (1995): Apenas músicas italianas, marcando a fase mais romântica do cantor. "Strani Amore" e "La Solitudine" fazem parte desse CD.

- O Último Solo (1997): Carlos Trilha foi o produtor de todos os álbuns-solo de Russo. Neste CD ele reuniu músicas que não entraram nos outros dois discos solo.

Nenhum comentário: