quarta-feira, 20 de maio de 2009

Noite do Vinil - Benito de Paula

Noite do Vinil - Benito de Paula
Uday Veloso, ou melhor, Benito di Paula será o homenageado desta semana na Noite do Vinil. Natural de Nova Friburgo, se destacou no cenário musical brasileiro como Pianista, Cantor e Compositor. Na década de 1960 trabalhou como crooner em boates do Rio de Janeiro. Em seguida, passou a cantar e a tocar piano em casas noturnas de Santos, SP.
Sua composição "Retalhos de cetim" fez grande sucesso em casas noturnas de São Paulo. Em virtude do sucesso desta música foi convidado a gravar um compacto pela Copacabana, porém com a música "Ela". "Retalhos de cetim" só foi gravada num segundo compacto pela mesma gravadora. Esta mesma composição lhe abriu as portas para o sucesso no Brasil e no exterior, tendo sido gravada por Jair Rodrigues, pela orquestra de Paul Mauriat e pelo guitarrista americano Charlie Byrd, figurando também entre as composições selecionadas pelo historiador Jairo Severiano como um dos maiores sucessos do ano de 1973.

Em 1974, 1975 e 1976, respectivamente, mais três composições de sua autoria fizeram sucesso: "Se não for amor", "Beleza que é você mulher" e "Vai ficar na saudade". Em 1975, lançou a música "Charlie Brown", que obteve grande sucesso, a ponto de Chico Buarque referir-se a Charlie Brown como se fosse personagem real.

No ano de 1977, lançou pela Copacabana o LP "Benito Di Paula", que contou com a participação especial do regional do Canhoto. Em 1981, gravou o LP "Benito Di Paula", pela EMI Odeon BR. Retornou à gravadora Copacabana em 1987 gravando mais um LP que levava seu nome como título. Por sua figura pouco comum entre os sambistas da época (bigode e cabelos longos) e seus sambas românticos, foi rotulado como cafona e brega.


O vinil acontece na quarta-feira, dia 20 de maio, a partir das 22h na Taberna Dom Tutti – Rua das palmeiras, 13 (atrás do Churrasquinho do Luiz, na Av. 28 de março)

Nenhum comentário: