segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Elvis não Morreu: Noite do Vinil homenageia o Rei do Rock

Elvis não Morreu: Noite do Vinil homenageia o Rei do Rock
Elvis Aaron, ou melhor Elvis Presley – o rei do Rock, nasceu em 8 de janeiro de 1935, em uma pequena cabana no Mississipi, e faleceu em 16 de agosto de 1977, em uma mansão em Memphis, Tennessee. Pelas muitas conquistas e vitórias, a vida de Elvis é uma fascinante história. Mesmo atualmente, 30 anos após a sua morte, ainda há muita gente que afirma: Elvis não morreu!
Talvez por causa de sua origem humilde, Elvis sempre foi aceito pelos seus fãs como "um deles", uma honra que fama, riqueza ou celebridade nenhuma pode mudar. Elvis deu acesso sem precedentes e sincero aos seus fãs durante toda sua vida, fãs estes que tornaram impossível que ele tivesse uma vida normal.

Embora Elvis Presley tenha morrido em 1977, com apenas 42 anos de idade, o seu nome, a sua música e a sua imagem ainda chamam a atenção do público. O período após sua morte foi marcado por controvérsias, idolatria, ridicularização e comercialismo: policiais discutiram o papel das drogas na sua morte, organizações musicais homenagearam suas conquistas, a mídia ridicularizou os fãs e os exploradores fizeram muito dinheiro com tudo isso. Das manchetes dos jornais até o topo dos prêmios e das homenagens, Elvis continuou a ser notícia. A morte não foi o fim da carreira de Elvis, foi apenas um marco de outra fase.

As histórias de que Elvis está vivo e a enorme quantidade de publicidade que rodeia essa situação ajudaram a redesenhar o Elvis histórico em um herói folclórico norte-americano com suas particularidades e significado simbólico como Davy Crockett ou Wyatt Earp. Como um ícone, Elvis Presley pode evocar inúmeras idéias, inclusive rebeldia, sucesso, excesso e a glória e os problemas da fama. Como um herói folclórico, ele inspira casos e mais casos e histórias exageradas e manipuladas para ilustrar qualquer uma dessas idéias.
Nos anos desde sua morte, Elvis Presley tem sido extremamente homenageado e muito criticado. Em alguns momentos, um símbolo poderoso de revolução, em outras, uma piada nacional, embora sempre lembrado como o Rei do Rock. A sua coroa está intacta, apenas um pouco gasta pelas críticas, pela exploração e pela publicidade. É um título adequado porque mostra o tamanho de uma carreira extraordinária e porque nos faz lembrar de música - seu verdadeiro legado à cultura norte-americana.

Noite do Vinil
Quarta-feira, 26 de agosto a partir das 22h
Taberna Dom Tutti
Rua das palmeiras, 13

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Noite do Vinil presta homenagem ao Maluco Beleza


Noite do Vinil presta homenagem ao Maluco Beleza nos 20 anos de sua morte
Antecipando o Tributo em homenagem ao maluco beleza - Raul Seixas, que acontecerá na sexta-feira, dia 21 na praça do SENAI às 22h, a Noite do Vinil dessa quarta, dia 19, na Taberna Dom Tutti, vai homenagear o guru da Sociedade Alternativa, o magro abusado, o indefinível Raul Seixas.

Raul
Falar de Raul Seixas significa falar da essência do rock brasileiro. Poucos artistas nesse país conseguiram impôr de forma tão marcante sua personalidade, e deixaram sua marca de forma tão expressiva como Raul Seixas. Ele costumava dizer que queria deixar sua impressão digital no planeta, e hoje, vinte anos após sua morte, seu nome continua em evidência, uma façanha nesse país tão sem memória, que costuma esquecer tão rapidamente seus ídolos. Ao contrário, a legião de fãs que acompanha Raul sempre se renova, e hoje é comum encontrar entre seus maiores fãs jovens que nasceram depois de seu desaparecimento, em 21 de agosto de 1989.

Raul como artista foi filósofo, anarquista, palhaço, contestador, mas acima de tudo um autêntico rocker, capaz de incendiar multidões com seu enorme carisma no palco. Compositor dos mais inspirados, conseguia atingir com suas músicas, todas as classes sociais e culturais com a mesma força, provando que sua música tem um alcance enorme, e consegue unir qualidade e popularidade.
Taberna Dom Tutti
Rua das Palmeiras, 13
22h

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Woodstock em Vinil

Woodstock em Vinil
Há exatos 40 anos, nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969, aconteceu um dos eventos mais importantes da história do rock, o Festival de Woodstock. Como poucos eventos históricos, Woodstock tornou-se uma espécie de herança cultural da América para o mundo, e transformou-se no maior símbolo da geração flower power dos anos 60 e do movimento hippie. Com um público calculado em 500 mil pessoas, que surpreendeu até os organizadores, o festival traia um pouco do que de melhor havia no rock nos anos 60, entre novatos e bandas e artistas consagrados. O documentário sobre o evento, que em sua versão original tinha três horas de duração, foi um sucesso de bilheteria, e ajudou a perpetuar o mito em torno do que significou o Festival de Woodstock para a história do rock e dos nos 60 de uma forma geral. Com performances históricas de Jimi Hendrix, Santana, The Who, Joe Cocker, Canned Heat, Ten Years After, Johnny Winter e Crosby, Stills, Nash & Young, entre outros, o Festival de Woodstock tornou-se um marco histórico. A Noite do Vinil da próxima quarta-feira irá lembrar os 40 anos de Woodstock com o álbum duplo gravado ao vivo no festival e discos de artistas e bandas que participaram do evento.


Apareça por lá: Quarta-feira, dia 12/08/09Taberna Don Tutti, 22:00h.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Coletâneas da MPB na Noite do Vinil

Coletâneas da MPB na Noite do Vinil
A Noite do Vinil vai resgatar algumas coletâneas da MPB que saíram em vinil, principalmente na década de 1980, nesta quarta-feira, dia 5 de agosto. Globo de Ouro, Verão 84, MPB 80, MPB Shell, Programa Especial e Brilho da MPB, estão entre as preciosidades. Nestas coletâneas poderemos conferir clássicos da MPB como Planeta Água, Canteiros, Ouro de Tolo, Eu nasci a dez mil anos atrás, Lá vem o Brasil descendo a ladeira, Mas que nada, entre outros. Será a oportunidade de ouvir numa mesma noite, artistas como Amelinha, Sandra Sá, Zé Ramalho, Jane Duboc, Leci Brandão, Eduardo Duzek, Zezé Motta, Oswaldo Montenegro, Jessé, Baby Consuelo, Joice, Guilhermew Arantes, Rosana, Boca Livre, Walter Franco, Fagner, Raul Seixas, Belchior, Rita Lee, Marcos Vale, Toquinho, Moraes Moreira, Jorge Ben Jor, Alceu Valença, Zé Rodrix, Beth Carvalho, Wanderley Cardoso, Moacyr Franco, Roberto Leal, Jane & Herondy, Absyntho, Barão Vermelho, Pepel Gomes, Grafite, Rádio Táxi, entre outros.

Então fica o convite:
Taberna Dom Tutti
Rua das Palmeiras, 13 – atrás do churrasquinho do Luiz na 28 de março.
A partir das 22h