sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Noite do Vinil presta Homenagem ao Dia Nacional do Samba



Noite do Vinil presta Homenagem ao Dia Nacional do Samba

A voz do morro
(Ze Keti)

Eu sou o samba
A voz do morro
sou eu mesmo sim senhor
Quero mostrar ao mundo
que tenho valor
Eu sou o rei do terreiro
Eu sou o samba
Sou natural daqui
do Rio de Janeiro
Sou eu quem levo a alegria
Para milhões de corações
brasileiros
Salve o samba, queremos samba
Quem está pedindo
é a voz do povo de um país
Salve o samba, queremos samba
Essa melodia de um Brasil feliz
Eu sou o samba
A voz do morro
sou eu mesmo sim senhor
Quero mostrar ao mundo
que tenho valor
Eu sou o rei do terreiro
Eu sou o samba
Sou natural daqui
do Rio de Janeiro
Sou eu quem levo a alegria
Para milhões de corações
brasileiros

Dia 2 de dezembro comemora-se o Dia Nacional do Samba. Interessante que a iniciativa de propor essa homenagem não é de nenhum representante do Rio de Janeiro, berço do Samba, mas, sim por indicação de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas nunca havia posto os pés na Bahia. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Mas o que vale é não deixar de “bebemorar” esse dia. Por isso, a Noite do Vinil da próxima quarta-feira, dia 3 de dezembro será em ritmo brasileiríssimo do samba. Vamos batucar então, o Vinil rola na Taberna Dom Tutti, rua das Palmeiras, 13 – atrás do Churrasquinho do Luiz na 28 de março perto do Pq. Alzira Vargas.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Noite do Vinil em Homenagem ao Poeta Antonio Roberto




Noite do Vinil em Homenagem ao Poeta Antonio Roberto

O poeta Antônio Roberto Fernandes será o homenageado na próxima edição da Noite do Vinil. Antônio que faleceu na última semana, sempre em seus eventos voltados para a poesia, sedia espaço para a música, mais precisamente a seresta.
A Seresta é uma reunião muito comum, encontrada nas mais variadas cidades do Brasil e, com muita freqüência, nos bairros do Rio de Janeiro e na cidade de Conservatória. Em Campos há muitos seresteiros contemporâneos e alguns deles sempre acompanhavam Antônio Roberto, principalmente nos cafés Literários.
Uma forma de homenagear o grande poeta e amigo Antônio Roberto será fazendo uma edição especial da Noite do Vinil só com serestas, na noite teremos Carlos Alberto, Altemar Dutra, Nelson Gonçalves. Além de outros expoentes do estilo.
Então todos os amigos de Antônio Roberto e quem curte a seresta estão convidados para a Noite do Vinil, Quarta-feira, dia 26 de novembro a partir das 22h na Taberna Dom Tutti, na rua das Palmeiras, 13. (atrás do Churrasquinho do Luiz, 28 de março, perto do parque Alzira Vargas).

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Noite do Vinil é Kizomba



Na próxima 4ª feira a Noite do Vinil é Kizomba

A Noite do Vinil desta próxima quarta-feira, 19/11 - véspera do feriado do Dia Nacional da Consciência Negra - é Kizomba, em homenagem aos negros que tanto contribuíram para a cultura do Brasil.

Os negros foram trazidos da África por volta de 1530. Durante mais de 350 anos, a maior parte do trabalho no Brasil foi realizada por essa mão-de-obra escrava. Além de sustentar a economia, eles ajudaram a enriquecer a nossa cultura. Hoje os afro-brasileiros representam quase metade da população e sua influência está presente na dança, na língua, na culinária, no folclore e na música.
Com tantas contribuições para a cultura do país, os negros passaram a valorizar mais a sua identidade. Para preservar essa história tão importante, há cerca de 30 anos se comemora no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. Nessa data, em 1695, ocorreu a morte de Zumbi, o maior líder dos quilombos de Palmares, que representou a mais forte comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população de mais 30 mil pessoas. Nessas povoações, eles resistiam ao escravismo e lutavam pela liberdade. Palmares durou cerca de 140 anos.
A música negra ou black music - também conhecida como música afro-brasileira ou música afro-americana - é um termo dado a todo um grupo de gêneros musicais que emergiram ou foram influenciados pela cultura de descendentes africanos. As músicas tribais africanas foram trazidas pelos escravos para os países americanos, onde se mesclaram com outros ritmos europeus, formando novos gêneros musicais, como: Axé Music, Carimbó, Funk, Maracatu, Samba, Rap, Reggae, Funk, Jazz, Soul, Rock and Roll e outros

E é um pouco disso tudo que ouviremos nesta Noite do Vinil na Taberna Don Tutti, á partir das 22h, com os meus, os seus, os nossos vinis.
Nos encontramos lá!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Noite do Vinil - Legião Urbana



Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou, mas tenho muito tempo; temos todo tempo do mundo.(Legião Urbana)


A Legião Urbana foi uma banda brasileira de rock ativa entre 1982 e 1996. Ao todo, lançaram treze álbuns, somando mais de vinte milhões de discos vendidos. Ainda hoje, é o terceiro maior grupo musical, da gravadora EMI-Odeon, em venda de discos por catálogo, no mundo, com média de duzentas mil cópias por mês. O fim do grupo foi marcado pelo falecimento de seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. (wikpedia).

“É impressionante como o culto a Legião Urbana e em especial a Renato Russo vem atravessando as gerações. No último dia 11 de outubro, mesmo que de maneira singela ouviu-se homenagens ao ídolo Renato Russo em todo pais”. (http://romualdobraga.blogspot.com)

A Noite do Vinil desta semana fará uma homenagem a esse grupo que ainda hoje é cultuado pelas diversas gerações. Então não percam: Quarta-feira, dia 12 de novembro às 22h na Taberna Dom Tutti na rua das Palmeiras, 13

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Noite do Vinil - Mutantes



Noite do Vinil - Mutantes


A Noite do Vinil volta com sua programação normal, depois do término do Projeto Outudo Trash, que incorporou o encontro musical por três semanas. E o retorno será em grande estilo, com a discografia do Grupo Mutantes. Mas não confundam com a trilha da novela Mutantes da Rede Record. Trata-se de um dos mais respeitados grupos brasileiros, que revolucionaram a forma de fazer e ouvir música.
A Noite terá o acervo do colecionador Márcio Aquino e acontece nesta quarta-feira, dia 5 de novembro a partir das 22h na Taberna Dom Tutti – Rua das palmeiras, 13.

Mutantes
Considerado o grupo responsável pela revolução estética do rock brasileiro, os Mutantes fora formados pelos irmãos Arnaldo e Sérgio Dias Baptista e por Rita Lee. Originalmente com o nome Six Sided Rockers, o grupo começou em 1965, quando Rita conheceu Arnaldo e os dois começaram a tocar juntos. Em 66, já com Sérgio no grupo, gravaram um compacto pela Continental com as músicas “Suicida” e “Apocalipse”, que vendeu menos de 200 cópias. Em outubro deste ano o grupo se apresentou no programa “O Pequeno Mundo de Ronnie Von”, pela primeira vez com o nome definitivo, e em 1967 teriam repercussão nacional ao acompanharem Gilberto Gil no III Festival da Canção com a música “Domingo no Parque”, 2ª colocada. Lançaram o primeiro disco em 1968, e até o fim de 1972, quando Rita Lee saiu da banda para seguir carreira solo, gravaram 5 discos de extremo sucesso, dentre os quais destacam-se “Ando Meio Desligado”, “Jardim Elétrico” e “Balada do Louco”.